Turlock – o maior resgate alguma vez realizado

Na Califórnia foi realizado pela Animal Place, o maior resgate de animais alguma vez feito.

A 6 de Fevereiro de 2012 a A&L Poultry, uma quinta especializada na criação de ovos para consumo abandonou cerca de 50 mil galinhas à sua sorte, presas nas suas minúsculas gaiolas sem acesso a comida e a água. As galinhas que iam sobrevivendo, partilhavam a gaiola com outros animais mortos ou moribundos.
Quando a Animal Place – a Sanctuary for Farmed Animals, soube do que se passava entrou imediatamente em acção, mesmo sem saber o que iriam encontrar ou se iriam conseguir salvar alguma ave.
Ao chegar ao local da acção os serviços municipais de control animal já tinham entrado em acção e o objectivo seria matar os animais todos, através do control e asfixia. A técnica utilizada pelos serviços públicos era simplesmente colocar os animais em caixas e caixotes de lixo e asfixiar as aves com gás. Enquanto isto se passava os activistas da Animal Place tentavam por todos os meios conseguir autorização para entrar na quinta e salvar o máximo de animais que conseguissem.
Os activistas estavam quase a quebrar todas as barreiras quando apareceu um canal televisivo e os entrevistou em directo para o país e deu voz às sua preocupações, o que deixou as autoridades de turckson de mãos atadas e mais nada tinham a fazer senão os deixar resgatar as aves que estivessem em condições de ser resgatadas.
A autorização para entrar dentro dos barracões foi negadas e as aves entregues pelos funcionários que estavam anteriormente encarregues da morte dos animais.
A Animal Place conseguiu resgatar 4000 aves em três dias. Num dos seus santuários conseguiram criar um “acampamento” de emergência onde faziam a triagem das aves e lhes ofereciam os cuidados necessários.
Toda esta operação movimentou ou habitantes de Turckson, que não conseguiram ficar indiferentes perante o que se estava a passar na sua cidade e o maltrato animal público.
Apesar de nem todas as aves terem sobrevivido, as que socumbiram, morreram a saber que alguém se preocupou com elas e morreram em liberdade.
Muitos dos animais foram também adoptados por habitantes de Turckson muitos dos quais mudaram a sua perspectiva sobre os animais criados para consumo humano e os animais de companhia, percebendo a esquizofrenia moral na qual vivemos, tratando uns como comida e outros como alimento.
Apesar da cidade se ter movimentado para ajudar estes animais, que estavam sem alimento há duas semanas, na indústria dos ovos é pratica comum deixar as galinhas sem comida durante dez dias, para aumentar o seu ciclo menstrual e as forçar a ovular mais.
Esta indústria também é responsável pela morte de dez milhões de galos que pelo facto de nascerem macho são descartados, uma vez que a sua criação não é lucrativa.
A 11 de Fevereiro os proprietários da A&L Poultry e os trabalhadores Andy Cheng e Lien Diep, foram considerados culpados de crueldade animal com uma pena de 3 anos de prisão e um multa de 20 mil dólares.

TURLOCK the documentary from First Spark Media on Vimeo.

1 comment

  1. de uma minoria passaremos a uma maioria a fazer escolhas compassivas não comer nem comprar: carne,leite,ovos e peixe existem muitas outras alternativas,eu acredito que um dia todo o ser humano se tornara vegano ai sim ele será realmente humano

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário