Mac Danzing, lutador de UFC vegano

Entrevista a Mac Dazing

Mac, o teu percurso como vegano começou em 1999, na altura em que decidiste tirar os lacticínios da tua alimentação. A que se deveu esta opção? Foi alguma alergia?
MD – Eu apanhava sempre umas infecções auditivas e nunca detectava o problema. As alergias vão desenvolvendo-se à medida que vamos crescendo e podem tornar-se piores. Eu estava no liceu e estava a piorar cada vez mais com as alergias. Fiz alguma pesquisa e descobri que a alergia ao leite por vezes causa estes problemas. Foi aí que decidi cortar nos lacticínios e a partir daí não tive mais nenhum problema.

O que te levou a decidir deixar de comer carne?
Quando tinha 16 anos, deixei de comer vaca e porco, chegou a altura em que eu queria minimizar a minha toma de produtos animais. Eu sabia o que é a criação intensiva de animais e conhecia as teorias que comer carne não é saudável. No entanto eu vivia com a ideia que se somos atletas, devemos comer proteína animal, por isso eu mantive o frango e o peixe na minha alimentação. Esta minha opção começou a deixar-me enojado e estava a um mês de uma luta, quando decidi que não poderia manter os produtos animais na minha alimentação! O meu treinador era vegan e foi ele que me ajudou a fazer a mudança. Não comer carne ajudou imenso na preparação para esta luta.

Há mais algum vegan nos combates de MMA?
O jake Shields é vegetariano e tem muito sucesso. Mas que eu saiba o único que leva um estilo de vida vegan sou eu.

Já mencionaste anteriormente que não comes muitos vegetais. O que faz parte da tua alimentação?
Como mais vegetais, à medida que se aproxima um combate, porque preciso de estar no meu melhor. Nas outras alturas, alimento-me mais de grãos, tofu e fruta, quando se aproximam os combates começo a comer mais alimentos completos e vegetais.

Alguma vez fizeste batota na dieta e consumis-te produtos animais?
Nunca!

Disseste que é mais fácil manter a forma enquanto vegano. Isso acontece porque as comidas são por norma, não engordativas?
Bem… quando não estou a fazer preparação para uma luta, sou bastante guloso e gosto de comer uns doces vegan, mas não sei explica bem o que se passa. Deve estar relacionado com o sistema digestivo que é um pouco mais rápido quando seguimos uma dieta vegana. O que eu como não tem muito sódio, por isso não retenho muita água. Preciso de apenas 3 semanas para reduzir o meu peso de 170pound para 155pounds. Nas três semanas que antecedem os combates elimino a comida de plástico e começo a vigiar as calorias. Mesmo treinando 3 vezes por dia mantenho as 3000 calorias por dia, duas semanas depois reduzo para 2000 na semana que antecede para 1800 por dia.

Como começaste a lutar?
Eu assistia aos primeiros UFC e era um grande fã. Nasci em Cleveland e cresci em Pittsburgh, com uma passagem breve pela Virgina. Eu gostava de ver as lutas, mas nunca tinha oportunidade para treinar, até que um rapaz que treinava jiu-jitsu, se mudou para a minha zona e começamos a treinar os dois. Comecei a lutar como amador, em menos de um ano.Em 2002 decidi mudar-me para a Califórnia com um amigo. Queria-mos treinar Team Punishment com o Tito Ortiz, as acabamos a treinar RAW.

Como chegaste ao Ultimate Fighter Show?
Os produtores já me conheciam e queriam que eu fizesse parte do espectáculo. Convidaram-me a ir a Las Vegas a um entrevista e tentar perceber como eu era em termos de personalidade.

E deixaste-os todos deslumbrados?
Alguns dos concorrentes estavam intimidados, pela falta de experiência que tinham. Há muitos que abandonam o espectáculo mas que têm muito potencial, mas que agora estão no UFC a lutar com lutadores de topo. Eles são bons, mas secalhar chegaram lá cedo de mais e isso pode ser prejudicial.

Qual é o teu plano de treinos actualmente?
Actualmente faço musculação, flexões e elevações. Mas hoje em dia a maior parte do meu treino é baseado em luta corpo a corpo. Sou geneticamente bem dotado fisicamente.

O que tens a dizer sobre aquelas pessoas que dizem que o estrogéneo da soja faz crescer as mamas aos homens e o pénis cai?

Eu acho uma certa piada. A minha alimentação tem imensos produtos à base de soja e até agora nenhum desses sintomas se manifestou em mim. Conheço muitas pessoas que tomavam testosterona e que ganharam ginecomastia. Se a testosterona faz o teu corpo produzir mais estrogéneo, porque que eu iria querer comer alguma coisa que aumentasse a minha testosterona? A reacção do meu corpo será nivelar os valores. Eu nunca fui da opinião que precisamos de 2 gramas de proteína por 500gr de peso. Quando fiz a minha pesquisa descobri que o nosso corpo só absorve até uma determinada quantidade. Eu retenho cerca de 120 gramas por dia, o que é menos de meia grama por 500gr de peso corporal.

Aparentas sempre ter a cabeça fria. O que fazes para manter a tua sanidade mental?
Eu faço sempre por treinar o mais duro possível e com as melhores pessoas que me rodeiam. Quando sentes que não treinas-te o teu máximo possível, não consegues fazer render o teu treino e não dás o teu melhor. Também pratico meditação e visualizações para conseguir controlar a ansiedade em frente a uma grande audiência.

Quem gostarias de combater?
Apenas os melhores lutadores, para quando a minha carreira terminar, eu puder dizer que lutei sempre contra os melhores, quer me torne campeão ou não. Nunca irei recusar uma luta. Preferiria lutar hoje com o BJ Penn do que com um grupo de lutadores medíocres.

E os que abusam dos animais de criação?
(risos) Isto é um desporto para mim. Não é sobre simpatias ou uma vontade de sermos violentos. Eu não daria a essas pessoas a satisfação de lutar com elas. Se tivesse que tomar conta de uma dessas pessoas preferiria que fosse num beco, com um taco de baseball. (risos)

exerto do filme Forks Over Knifes

fonte: http://www.mensfitness.com

Escreva uma resposta ou comentário