Novembro 01 2017 0Comentários

Cheesecake vegan de abóbora e kookie cat

Estamos na época das abóboras e existe uma grande disponibilidade delas em várias formas, feitios e sabores. Em receitas 100% vegetarianas, a abóbora pode ser utilizada de diversas maneiras, desde a entrada, até à sobremesa, servindo até para fazer recheios de “ovos-moles” sem ovo, fios de ovos, entre outras receitas tradicionalmente portuguesas.

Apesar de já estarmos no final de Outubro, as temperaturas continuam altas e por isso nada melhor do que uma sobremesa fresca com abóbora.

cheesecake-vegan-sociedadevegan

Este cheesecake não tem soja, é vegan e sem glúten.

A base do cheesecake foram duas bolachinhas kookie cat, que teem feito as delícias da casa. As kookiecat, são bolachas vegan, biológicas, sem glúten e sem açúcares refinados, além de super deliciosas. A melhor parte é que fazem um óptimo snack e também incorporam muito bem em variadas receitas doces e gelados. A minha favorita é a de Baunilha e Pepitas de Chocolate.

Cada bolachinha tem 50 gramas e para esta receita utilizei duas kookie cat uma de chia e limão e outra de cânhamo e cacau, mas podes utilizar granola ou outra base de ceraeais.

Receita de Cheesecake de abóbora vegan, sem glúten

(6 copos pequenos ou 3 médios)

Ingredientes para a base
2 bolachas Kookie Cat trituradas

cheesecake-vegan-sociedadevegan-002

Ingredientes para o creme
1 copo de caju cru sem sal, demolhado durante 8 horas
1 copo de puré de abóbora
1/2 copo de óleo de coco líquido
3/4 copo de agave (ou 6 tâmaras madjool)
a gosto – canela, cardamomo, noz-moscada
1 colher de sobremesa de baunilha
1 pitada de sal
Chocolate negro em lascas para decorar

cheesecake-vegan-sociedadevegan-005

Preparação
Com as mãos ou num processador de alimentos triturar as bolachas e colocar nos copos, sem amassar.
Os cajus devem ser colocados de molho durante a noite ou se não tiveres tempo, podem ser fervidos para facilitar a trituração.
Para o puré de abóbora utilizei uma abóbora manteiga, a vapor, sem sal.
Coloca os ingredientes todos no copo do processador de alimentos e tritura até ficar uma massahomogénea e lisa, sem pedacinhos de caju. Pode demorar algum tempo, mas desta forma o caju fica mais suave.
Verte o caju nos copos sobre a bolacha e deixa no frigorífico pelo menos duas horas antes de servir. Antes de servir, coloca as lascas de chocolate sobre o cheesecake.

cheesecake-vegan-sociedadevegan-016

cheesecake-vegan-sociedadevegan-006

 

Escreva uma resposta ou comentário