Atletas vegan nas olimpíadas

Actualmente a dieta dos atletas começa a mudar e a história das olímpiadas mostra que os atletas nem sempre foram “comedores de animais” e que o facto de serem vegetarianos não foi impeditivo de obter bons resultados. Esta pequena lista apresenta alguns atletas que competiram nas olímpiadas seguindo uma dieta vegan, ou converteram-se à dieta vegan que os ajudou a superar os seus objectivos e a divulgar a o veganismo como estilo de vida saudável.

Carl Lewis
Carl Lewis é provavelmente o atleta vegan mais conhecido na história das olimpíadas. Carl Lewis ganhou 10 medalhas olímpicas, 9 das quais foram ouro. A sua carreira olímpica começou em 1979 e terminou em 1996.
Carl Lewis foi o autor da introdução do livro de Bennett “Very Vegetarian” na qual escreveu “existe um mito que os músculos só se desenvolvem com o consumo de grandes quantidades de produtos animais ou dos seus derivados. Este mito começou muito antes de alguém ter falado de proteína”. Carl Lewis terminou o texto com a frase “o teu corpo é o teu templo. Se o nutrires propriamente, o corpo vai responder positivamente a tua longevidade irá aumentar.”

Ronda Rousey
Ronda Rousey foi a primeira americana a ganhar uma medalha nas olimpíadas, em judo. Após a sua vitória foi-lhe perguntado o que iria fazer a seguir as olimpíadas. A sua resposta foi “a partir de agora sou vegan.”. Após ter ganho a medalhada decidiu que queria ter um estilo de vida diferente. Comprou um carro amigo do ambiente, aprendeu a surfar e começou a levar uma alimentação sem produtos animais ou derivados. A decisão de Rousey de eliminar a dieta vegan durante as olimpíadas foi muito contestada pela comunidade vegetariana/vegan. Alguns acreditam que foi a pressão exercida pelo seu treinador que a levou a abandonar o veganismo.
Em Agosto de 2010 tornou-se lutadora de MMA e neste momento é a lutadora número 1 do mundo, na sua categoria.

Chris Campbell
Chris Campbell foi campeão mundial e medalhista de bronze. É um vegetariano puro e um dos homens mais velhos a receber uma medalha nos jogos olímpicos. Com 37 anos ganhou a medalhada de bronze nos jogos olímpicos de Barcelona.

Edwin Moses
Edwin Moses ganhou a medalha de ouro nos 400 metros em 1976 e em 1984. No total ganhou 107 corridas e foi a 122 finais consecutivas.
Moses para além de ser reconhecido pelo seu trabalho humanitário é um vegetariano convicto e promotor para a paz. É presidente do Laureus World Sports Academy desde 2000 e promove o uso do desporto como mecanismo social.

Murray Rose
Murray Rose faleceu aos 73 anos de leucemia e é recordado pela história como um dos maiores atletas vegan.
Natural da Austrália, bateu 15 recordes mundiais de natação e ganhou seis medalhas, incluindo 4 de ouro. Em 1956 durante um programa de rádio afirmou “podes apostar a tua vida” quando lhe perguntaram se o sucesso das suas medalhas de ouro se devia à sua dieta vegan.

Fiona Oakes
Fiona Oakes é vegan desde 1980. Actualmente é patrona da CAPS (Captive Animal Protection Society) e dirige o santuário Tower Hill Stables Animal Sanctuary, uma associação sem fins lucrativos que ajuda cerca de 400 animais resgatados.
Fiona competiu na prova de ciclismo nas olímpiadas de 1992. Actualmente figura no top 10 de várias maratonas a nível internacional e em 2004 foi distinguida pela Vegan Society, pelos seus feitos.

2 comments

  1. PARABÉNS POR FAZEREM A DIFERENÇA NUM MUNDO EM QUE CADA VEZ MAIS SE COMETEM ACTOS CRUÉS CONTRA OS ANIMAIS !

    Responder
    1. Obrigada! Vamos continuar a trabalhar para demonstrar que a exploração animal não e o caminho a seguir e a apresentar alternativas que permitam viver num mundo sem crueldade e exploração animal.

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário