A insustentabilidade dos lacticínios

image

Para produzir 1litro de leite são necessários 712,5 litros de água. Com esta água produzem-se p.e. 10kg de tomate ou 29kg de batata.

Para produzir 1kg de queijo são necessários 5.280 litros de água. Com esta água produzem-se p.e. 71kg de tomate ou 211kg de batata.

Para produzir 1kg de manteiga são necessários 18.000 litros de água. Com esta água produzem-se p.e. 240kg de tomate ou 720kg de batata.

É importante consciencializar que um cidadão médio, de um país pobre, consome algo como 20 litros de água por dia, em todas as suas necessidades. Enquanto isso, um europeu consome 400 litros e um norte-americano, mais de 500 litros de água todos os dias. Isto ocorre no momento em que os padrões mundiais de consumo já excederam em mais de 20% a capacidade de reposição da biosfera. Eles se concentram em quase 80% nos países industrializados, que têm menos de 20% da população mundial – ao mesmo tempo em que metade da população do mundo vive abaixo da linha da pobreza e pelo menos um bilião de pessoas passam fome.

A QUANTIDADE DE ÁGUA, SOLO E RECURSOS UTILIZADOS PARA PRODUZIR UM QUILO DE QUEIJO SERIAM SUFICIENTES PARA ALIMENTAR PELO MENOS 50 PESSOAS COM VEGETAIS E GRÃOS NUM DIA.

fonte: PAN

8 comments

  1. porque é que a produção de manteiga tem um gasto tao superior de agua?

    Responder
    1. Olá Ana =) para fazer o cálculo da “água invisível” da nossa alimentação é preciso somar tudo aquilo que é preciso para produzir esse alimento. No caso da manteiga, temos que acrescentar a água que é usada para alimentar o gado (agricultura + água que ele consome desde que atinge a maturidade) assim como toda a água utilizada no fabrico final do produto

      Responder
      1. Sim, Beatriz, eu bem sei mas, encontrei em variados sites brasileiros este valor e em outros sites de outras linguas valores pouco superiores aos 5000. Trabalho numa associação com crianças na suiça e estamos fazendo um trabalho de sensibilização à questão da importância da água, a escassez e a necessidade de a poupar e na preparação de documentos de suporte às nossas ações encontrámos esse valor da manteiga que pareceu surpreendente a muitos de nós. Obrigada pela sua resposta

        Responder
  2. Infelizmente a sociedade ainda não acordou para entender que a água é um recurso INESGOTÁVEL !!! Reciclável e eterno e cobrindo mais de 80% da camada terrestre. A energia solar, filtros de grafeno e outras inovações tecnológicas em breve deixarão esse papo de “exaustão dos recursos hídricos” tão risíveis como o bug do milênio que ia destruir o mundo.
    Trabalhem a questão vegana do ponto de vista ético, moral, do sofrimento animal, da separação das novilhas, da vida em cativeiro, etc… aí vocês tem todo o meu apoio. A questão da água só é relevante em decorrência do descaso do governo em cuidar do esgosto e de não criar sistemas de transferência de águas entre bacias.

    Responder
  3. Olá gostaria de saber as fontes desses dados, me interesso por informações sobre essa filosofia de vida, mas a julgar o fato de esse espaço ser desfavorável à produção de derivados de animais, soa tendencioso sem nenhuma fonte, além disso esses números sobre o consumo de água são altos e é espantoso. Seria possível citar as fontes?

    Responder
  4. E quanto se “gasta” para “produzir” uma pessoa? Considerando que 1 pessoa consome 2 litros de água por dia… Faça as contas… Não se deve ver pelo ponto de vista “se compensa ou não”, são animais e deve se avaliar o bem estar deles independente do quanto consomem de água.

    Responder
  5. Mas a água consumida pela vaca é recuperada, ou não? E para a produção de um elefante? E duma zebra? Este gráfico é um bocado confuso. Para se ser vegan não é preciso ser tendencioso…

    Responder
    1. Poderia me contar onde há PRODUÇÃO de elefantes e zebras?

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário